Dragagem do rio São Domingos completa mais uma etapa

A limpeza do rio São Domingos, serviço fundamental na prevenção contra enchentes, completa mais uma etapa neste final de semana, com o término da dragagem no lado esquerdo do ribeirão. Na sequência, as equipes darão início ao desassoreamento no lado direito, ao lado do bairro Theodoro Rosa Filho.

O trecho compreende o perímetro da rua São Paulo até a rodovia Comendador Pedro Monteleone, a Rodovia da Laranja. A previsão é de que o trabalho seja finalizado em 20 dias.

“Esse trabalho é fundamental no combate às cheias. Com a limpeza nas margens de córregos e rios, conseguimos aumentar a capacidade de vazão da água de chuva, diminuindo as possibilidades de enchente”, avalia o prefeito Afonso Macchione Neto.

A previsão é de que toda a extensão do rio São Domingos, até o Corpo de Bombeiros, receba a limpeza. A ação, realizada pelas secretarias de Meio Ambiente e Obras, será realizada somente na área urbana.

O desassoreamento dos rios deve ser realizado no período que antecede as chuvas, quando as margens estão secas e propícias a receber os equipamentos pesados que fazem o serviço. Assim, nos períodos chuvosos esses cursos estarão limpos e com maior capacidade de vazão da água.

Barro Preto

A Prefeitura já concluiu o desassoreamento do córrego Barro Preto. No total, desde o início dos trabalhos, em junho, foram retirados 781 metros cúbicos de lixo, terra, areia e cascalhos – o equivalente a 111 viagens de caminhão (com capacidade de 7 metros cúbicos).

De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços, a limpeza foi realizada em toda a extensão do córrego, nos canais abertos e fechados, percorrendo os bairros Agudo Romão, Vila Santo Antônio, Vila Stocco, Vila Guzzo e Vila São Luiz – um dos pontos mais prejudicados com as cheias.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas